Em live, Correios aponta desafios do e-commerce para a Black Friday e garante entregas no prazo

Na live da última quinta-feira (28) do programa AproxiME, iniciativa dos Correios que apoia empreendedores e oferece conteúdos relevantes sobre e-commerce, o tema foi “Soluções de encomendas para a Black Friday”, apresentado pela publicitária e especialista em gestão estratégica Talita Martins Ferreira, que atua há 10 anos como assessora de gestão do portfólio de serviços para o comércio eletrônico dos Correios.

Talita iniciou a live ressaltando os esforços dos Correios para tornar os prazos de entregas mais curtos e melhorar a experiência do cliente, tendo em vista o amadurecimento do setor, diante da pandemia: em 2021, a estatal já reduziu os prazos de entrega em mais de 40 mil trechos e, atualmente, já há mais de 7 mil percursos com entregas feitas no dia seguinte ao da postagem.

“Mesmo nas datas comerciais mais importantes deste ano, os prazos de entrega dos Correios não serão ‘esticados’ em razão do aumento do volume de postagens – nem mesmo na Black Friday. Só o que deve aumentar são as vendas dos nossos clientes”, ressaltou ela.

Em seguida, a especialista discorreu sobre os três serviços dos Correios mais utilizados para o envio de encomendas no e-commerce:

  • Mini Envios: ideal para envio de pequenos produtos, com limite de peso de até 300 g e preços diferenciados, atende bem nichos como produtos de papelaria, higiene, beleza e informática;
  • PAC: modalidade mais utilizada pelas lojas virtuais, atende todos os nichos; tem limite de peso de até 30 kg e é ideal para a utilização de estratégias de frete pelo lojista de e-commerce;
  • SEDEX: forma de envio mais conhecida, caracteriza-se por rapidez e segurança, com prazos entre 1 e 5 dias para entrega e limite de peso de até 30 Kg; é ideal para uso de estratégias de frete diferenciadas (como frete expresso).

*Desafios para a Black Friday *

Talita também elencou os principais desafios atuais do comércio eletrônico e as soluções que os Correios encontraram para lidar com eles. “Os clientes desejam entregas cada vez mais expressas. Aquele que chega primeiro na casa do cliente, converte mais vendas. Por isso, os Correios criaram o novo SEDEX Hoje, que oferece a entrega de encomendas dentro de poucas horas”, salientou.

Atualmente disponível em São Paulo, o SEDEX Hoje será expandido para algumas outras localidades. Além da entrega no mesmo dia, a solução oferece acompanhamento da encomenda em tempo real, interação entre destinatário e entregador e coleta gratuita.

Outra demanda crescente, segundo Talita, é o da busca pelo serviço de coleta de objetos. Já oferecida pelos Correios, a solução traz, além da comodidade, outras vantagens para quem vende pela internet, como facilidade na postagem e até gratuidade de coleta dependendo da quantidade de objetos. Há diferentes formas de coleta, conforme a necessidade do cliente: programada e recorrente; agendada (mas não recorrente); e no mesmo dia (também não recorrente).

Outro desafio, que se intensifica com o aumento das vendas da Black Friday, é o das entregas não realizadas em razão de ausência do destinatário, que pode chegar a cerca de 10% dos casos. As soluções dos Correios para lidar com o problema são: entrega no endereço de um vizinho (desde que previamente autorizado) quando não for possível a entrega no endereço do comprador; retirada na agência mais próxima ou na escolhida pelo consumidor; e retirada em locker (quando o serviço estiver disponível na localidade e for escolhido pelo cliente).

Ao finalizar a Live, Talita destacou ainda a importância da logística reversa. “Muitas vezes o cliente precisa devolver ou trocar um produto comprado, então os Correios disponibilizam o serviço ao lojista e este concede autorização de postagem em devolução ao cliente”, ressaltou.

Sobre as lives – As lives do programa AproxiME dos Correios trazem conteúdos relevantes sobre o comércio eletrônico com o objetivo de apoiar lojistas no fortalecimento e desenvolvimento de seus negócios frente à tendência de aceleração do consumo digital. Os encontros virtuais ocorrem às quintas-feiras, a partir das 11h, e estão disponíveis no canal oficial dos Correios no YouTube.

Dúvidas sobre os conteúdos das lives? Entre em contato pelo e-mail comercioeletronico@correios.com.br