Correios leva CPF à comunidade quilombola do Maranhão

Única empresa pública presente em todos os municípios do País, os Correios oferecem serviços essenciais à garantia da cidadania dos brasileiros. Entre eles, estão a inscrição e regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF). No último dia 15, a empresa realizou um mutirão para emissão do documento para pessoas da comunidade do Quilombo Alto Grande, a 20 km do município de São Mateus do Maranhão (MA).

Para evitar aglomerações, os Correios coletaram previamente os documentos necessários e providenciaram as cópias para concluir a emissão com mais celeridade.

Maria Francisca Rodrigues Santos, 35 anos, aproveitou para tirar o CPF de dois de seus três filhos. Agora, Amanda e Júlio César, de 11 e 12 anos, respectivamente, vão poder ter acesso a praticamente todos os serviços públicos e privados que exigem CPF, como, por exemplo, a carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS) e matrícula em escolas

“Finalmente meus filhos vão poder se matricular na escola, um pedido que eles me faziam todos os anos, mas que para mim era muito difícil realizar”, lembra Maria Francisca, residente do Quilombo Alto Grande desde que nasceu.

Em uma manhã, a agência dos Correios de São Mateus do Maranhão emitiu 100 CPFs, quase o dobro da média mensal da unidade. Diante do sucesso do mutirão, a empresa pretende realizar outra ação semelhante, desta vez no município de São Domingos do Maranhão.

Só no último ano, foram realizadas, pela rede de atendimento dos Correios, 3,9 milhões de inscrições de Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs). O documento é obrigatório a todo cidadão cujos rendimentos estejam sujeitos ao desconto do imposto de renda na fonte.

Além da emissão para quem não tem o documento, ainda é possível fazer a regularização cadastral do CPF nas agências da empresa. Saiba mais no site dos Correios.

Obras de artista plástico de TO ganham o mundo por meio dos Correios

Diante das restrições impostas pela pandemia, reinventar-se tem sido a palavra de ordem para muitos brasileiros. O artista plástico Gedeon Tavares de Souza é um deles. Morador de Aparecida do Rio Negro, a 74 km da capital do Tocantins, ele encontrou na internet, e nos Correios, uma nova forma de comercializar os quadros pintados à mão, com tinta a óleo.

Antes da pandemia, Gedeon viajava por todo país, acompanhado da sua esposa, Daniela Cardoso Tavares, para vender as obras de arte. “O nosso propósito era levar arte e cultura por meio de exposições das telas em órgãos públicos, shoppings e outros espaços por todo o País. Com a pandemia e a impossibilidade de viajar, tivemos que nos reinventar”, relata o artista.

Por meio de um site de produtos autorais, o casal começou a comercializar os quadros na internet e o “boom” aconteceu. As pinturas a óleo, que ilustram diversas temáticas, com destaque para a cultura africana, já foram vendidas para todos os Estados do Brasil, além de países como Japão, Suíça, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra.

Conheça as soluções para exportar pelos Correios

Sem precisarem mais sair de casa para vender as obras, eles conseguiram aumentar o tempo de produção e o faturamento. “Hoje, conseguimos levar nossa arte para o mundo graças aos Correios, que são essenciais para o nosso trabalho. Todos os pedidos que recebemos são enviados pela estatal”, ressalta o artista plástico.

O gerente da agência de Correios de Aparecida do Rio Negro, Adailton Rodrigues, confirma o sucesso do casal. “O número de postagens dos quadros é tão alto que eles se tornaram um dos nossos principais clientes na cidade”, ressalta Adailton.

Para apoiar pequenos e médios empreendedores neste momento desafiador, os Correios lançaram o programa AproxiME, um pacote de soluções para ajudar comerciantes que precisam mudar a matriz do seu negócio e dar os primeiros passos no e-commerce. Saiba mais em https://www2.correios.com.br/hotsites/aproxime.

Lei Geral de Proteção de Dados: o que o e-commerce precisa fazer?

De compras online a redes sociais, todos estão sujeitos à nova Lei de Proteção de Dados (LGPD). Em vigor desde agosto de 2020, a LGPD visa criar um cenário de segurança jurídica para o cuidado com os dados pessoais de todo cidadão que estiver no Brasil. Para falar sobre esse tema, o advogado e fundador do Instituto de Defesa do Cidadão na Internet, José Antonio Milagre, foi o convidado desta quinta-feira (24) da live AproxiME, produzida pelos Correios para apoiar pequenos e médios empreendedores neste momento desafiador.

A conformidade com a LGPD, segundo o especialista, é um diferencial competitivo para os negócios virtuais, uma vez que os consumidores estão cada vez mais atentos à importância da proteção de seus dados pessoais quando fazem compras e transações online. Confira o resumo dos principais pontos abordados na live.

Dados sensíveis

Apesar de serem insumos importantes para ações de marketing e tomada de decisões nos negócios, alguns dados pessoais são considerados sensíveis, segundo o advogado, pois sua exposição pode gerar danos, discriminação ou prejudicar pessoas, além de ferir direitos e liberdades individuais.

Como exemplo de dados sensíveis, ele citou aqueles sobre origem racial e saúde, filiação a sindicato ou organização religiosa ou política.

Direitos dos titulares

De acordo com José Antonio, existem três tipos de atores para os quais todo e-commerce deve estar atento: os titulares de dados pessoais (clientes, colaboradores ou fornecedores); o encarregado da proteção dos dados (responsável na empresa pela interface entre ela e os titulares) e os agentes que tratam dados (como a empresa responsável por hospedar seu site, por exemplo).

Alguns dos principais direitos dos titulares de dados, segundo a LGPD, são: direito ao acesso a dados que lhe dizem respeito; direito de corrigir dados incompletos, errados ou desatualizados; e saber com quais entes públicos ou privados seus dados são compartilhados.

Princípios e responsabilidades

O advogado elencou ainda alguns princípios de tratamento de dados que devem ser seguidos para adequar o seu e-commerce à LGPD. São eles: finalidade (especificar a razão da coleta de dados); necessidade (coletar apenas o que é necessário ao negócio); qualidade (ter informações corretas, íntegras e atualizadas); segurança (demonstrar que os dados estão seguros); e prestação de contas (ter documentos que evidenciem o cumprimento da lei).

José Antonio lembrou ainda que toda empresa está sujeita a ser responsabilizada judicialmente por eventuais violações à LGPD e a sanções administrativas, como multas e até a proibição total ou parcial de atividades relativas a tratamento de dados. Para concluir, o especialista ressaltou que o Sistema de Gestão da Proteção de Dados (SGPD) pode ser muito útil ao e-commerce, pois delimita uma série de passos para assegurar a conformidade das empresas com a legislação.

Sobre as lives AproxiMe – Com o objetivo de apoiar lojistas no fortalecimento e desenvolvimento de seus negócios, frente à tendência de aceleração do consumo digital, as lives do programa AproxiME dos Correios trazem conteúdos relevantes sobre o comércio eletrônico. Os encontros virtuais ocorrem às quintas-feiras, a partir das 11h, e estão disponíveis no canal oficial dos Correios no YouTube.

Coleta Seletiva Solidária dos Correios gera renda para catadores

Para cuidar das gerações futuras, os Correios buscam integrar as dimensões social, ambiental e econômica em tudo que fazem. Por meio da sua Política de Sustentabilidade, a empresa promove diversas ações para evitar desperdícios, minimizar impactos ambientais das suas atividades e contribuir para a inclusão social. Entre elas está a Coleta Seletiva Solidária, programa que garante a separação correta do lixo descartado pela empresa para reaproveitamento por cooperativas de reciclagem.

Só em 2020, a estatal destinou mais de 1,7 mil toneladas de resíduos recicláveis para 45 associações em todo o País, contribuindo para a geração de renda de mais de 750 catadores. O material mais descartado pelos Correios foi o papel/papelão (1.528 toneladas), seguido por plástico (169,50 toneladas), metal (16,23 toneladas) e vidro (0,21 toneladas).

A escolha das cooperativas cadastradas é feita por revezamento: cada associação recebe o material reciclado da empresa por determinado período. Neste mês, no Ceará, foi a vez da Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu, com sede em Fortaleza. Segundo a presidente da associação, Janete Cabral, a Coleta Seletiva Solidária dos Correios irá contribuir para aumento da renda dos associados neste período de pandemia.

“A destinação dos materiais dos Correios, principalmente papel, vai, sem dúvida, nos ajudar a aumentar a renda de nossos associados”, destacou. Janete afirma que muitos dos membros da associação não têm instrução, mas têm consciência e amor pelo o que fazem. “Sabemos da importância do nosso trabalho. Fazemos por necessidade, mas também por amor e pela causa: para contribuir com o meio ambiente e o bem-estar das pessoas”, ressalta.

Serviços ecoeficientes

A responsabilidade socioambiental dos Correios também inclui oferecer produtos e serviços que aliam inovação tecnológica e eficiência à redução de impactos ambientais. Conheça alguns dos serviços ecoeficientes dos Correios:

· e-Carta: serviço que oferece postagem eletrônica, impressão de objeto e entrega em domicílio. A impressão é feita em papel de fonte renovável, manipulada de forma ambientalmente responsável. Com o encurtamento da distância a ser percorrida para transportar o objeto, a solução promove ainda a redução de emissão de CO2;

· Mala Direta Especial: para evitar a postagem de objetos com CEPs inválidos ou mal endereçados, o serviço realiza a validação direta do CEP ao receber o arquivo eletrônico. O arquivo de CEPs incorretos é devolvido ao cliente para que ele atualize sua base de dados. Assim, são evitados devoluções e deslocamentos desnecessários.

Além de serviços ecoeficientes, 100% das caixas de encomendas e envelopes comercializados nas agências da empresa possuem a certificação Forest Stewardship Council (FSC), do Programa Brasileiro de Certificação Florestal, que assegura a exploração sustentável das florestas.

Programa Ecopostal dos Correios beneficia mulheres em situação de vulnerabilidade

Uniformes de carteiros se transformam em novos objetos, gerando renda para famílias em situação de vulnerabilidade social. Foto: Correios/Divulgação

Doar uniformes de carteiros, malas e malotes sem uso para a empresa, mas em bom estado de conservação, para serem transformados em outros objetos. Esse é o objetivo do programa Ecopostal, realizado pelos Correios desde 2013. Por meio da iniciativa, cooperativas selecionadas em diversos Estados transformam artesanalmente os itens inservíveis, que seriam descartados, em materiais que geram emprego e renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Na capital federal, camisas de carteiros doadas pelos Correios estão sendo usadas para a confecção de roupinhas de bebê para o programa “Mães Unidas”, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com a instituição BPW Brasília.

O objetivo do projeto é proporcionar apoio às gestantes e às mães de crianças com até dois anos de idade. As mulheres atendidas devem ser, preferencialmente, adolescentes, beneficiárias do Programa Bolsa Família, e mães de crianças com deficiências.

Dentro do projeto, haverá a distribuição das “caixas do bebê”, mini-berços com enxoval, materiais de higiene, fraldas e roupas para as primeiras semanas de vida da criança. Mais de 520 conjuntinhos infantis confeccionados com os uniformes do projeto Ecopostal dos Correios vão compor o enxoval.

A presidente da BPW Brasília, Bernadeth Martins, se emociona ao falar da ação. “Esse projeto é muito incrível. A gente pega cada camiseta dos Correios, corta e transforma nessas belezuras”, diz, mostrando uma roupinha de bebê feita com o tecido amarelo.

A BPW Brasília também promove a capacitação de mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade, por meio de oficinas realizadas com artesãs do Distrito Federal. Em apoio ao projeto, o programa Ecopostal já doou mais de 64 mil itens para as oficinas, entre camisetas, malotes e malas, que se transformaram em produtos como máscaras de proteção facial e mochilas.

O programa Ecopostal já doou mais de 64 mil itens para confecção de produtos como máscaras de proteção facial e mochilas. Foto: Divulgação

Ecopostal – A cada seis meses, uniformes de empregados dos Correios e malotes inutilizados pelo desgate são substituídos por novos itens. Até 2013, por questões de segurança, todo esse material inservível era jogado no lixo. Com a criação do programa Ecopostal, a empresa encontrou um novo destino para esses objetos.

Ao direcionar os tecidos para ações de reaproveitamento, o projeto reduz impactos ambientais e ainda promove inclusão social e geração de renda. A ação reforça o compromisso dos Correios em ser uma empresa socialmente responsável, economicamente viável e ambientalmente correta.

Concurso Internacional de Cartas: jovens relatam desafios e aprendizados na pandemia

Com o objetivo de melhorar a alfabetização de jovens de até 15 anos em todo o mundo, o Concurso Internacional de Redação de Cartas é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça e realizado no Brasil pelos Correios. Neste ano, em que a iniciativa celebra a sua 50a Edição, o tema escolhido para a redação foi: “Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência da Covid-19”.

Por meio do mote sugerido, os textos revelam os principais impactos da pandemia na vida de crianças e adolescentes no Brasil. As percepções vão desde a dificuldade com o isolamento e o estudo remoto, até o tédio, intensificado pelo quebra da rotina.

“Fiz o máximo que pude para proteger a mim e aos meus pais. Mas tenho que confessar uma coisa: estou cansada de ficar em casa! Cansei da monotonia, das aulas on-line, de apenas estudar. Preenchi meus dias com música, leitura e aprendi novos idiomas para desbravar o mundo assim que puder”, relatou a estudante Ana Clara Lopes Motas (13), do Rio de Janeiro (RJ), em um trecho da sua carta.

Mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, o momento também está sendo de aprendizado para muitos jovens: “Em meio a tantos problemas, percebi algumas coisas boas, como ficar mais perto dos meus pais. Agora ajudo nas atividades domésticas muito mais do que antes. Eu aprendi a cozinhar muitas coisas novas, e não estou fazendo isso por obrigação” revelou Fernando Silocchi- 15 anos, Farroupilha/RS.

A convivência maior com os pais também foi comemorada pela estudante Geovana de Jesus Silva (14), de Campo Novo do Parecis (MT). “Uma das coisas boas que aconteceu, foi que meus pais estão passando mais tempo em casa com a gente, fazemos várias brincadeiras em família para passar o tempo e isso nos uniu muito, confesso que sentia falta desse convívio com eles. (…) Sou feliz por isso, e sei que muitas famílias não aguentaram a pressão do convívio uns com os outros, causando desentendimentos e até separações”.

Para Silas Manoel Freitas da Silva, (15), de Carpina (PE), a “pandemia ajudou a perceber que a vida é bela em sua simplicidade, que ela [a vida] é a mais importante de nossas prioridades”, escreveu o adolescente.

Sobre o concurso – Os Correios participam do Concurso Internacional de Redação de Cartas desde 1972. Nesse período, nosso País fez bonito: é o segundo melhor colocado em âmbito internacional dentre 191 países. O Brasil já conquistou três medalhas de ouro (1972 /1988 / 2006), duas medalhas de prata (1978 / 1980), duas medalhas de bronze (1992 / 2015) e recebeu menções honrosas na etapa internacional em 2009, 2012, 2016, 2017 e 2018, superado apenas pela China, que tem cinco medalhas de ouro.

Live AproxiME: por que registrar a marca do seu e-commerce

O advogado e professor Carlos Alberto Martins Júnior foi o convidado da live da série AproxiME, nesta quinta-feira (27), apresentada no YouTube e produzida pelos Correios para apoiar pequenos e médios empreendedores neste momento desafiador. O especialista em direito empresarial discorreu sobre a importância da marca para uma empresa e de como ela deve ser vista como um patrimônio a ser preservado.

Juridicamente, marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível e que identifica e distingue produtos e serviços. Mas é, também, segundo Carlos Alberto, “aquilo que diferencia o seu produto ou serviço de um concorrente”. Assim, a marca funciona como um cartão de visitas que antecede a compra pelo consumidor.

Também é com base na marca que o consumidor busca reduzir os riscos envolvidos ao comprar um produto ou serviço. Durante a live, o especialista detalhou três tipos de riscos avaliados: o risco físico (que envolve riscos à saúde), o risco financeiro (o consumidor optará por um banco que confia para cuidar de seu dinheiro, por exemplo) e o risco social (pessoas podem ser socialmente avaliadas pelas marcas que usam, como no caso de roupas e automóveis).

Registre a sua marca

Segundo a Lei de Propriedade Industrial, uma forma de proteção de bens imateriais é a patente de invenção, relativa a invenções originais (por exemplo, o computador). Outra forma de proteção é o registro da marca, que, segundo Carlos, é a que merece mais atenção para os pequenos e médios empreendedores.

Por isso, além de consolidar e investir em uma percepção positiva da sua marca, é importante registrá-la no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Isso garante exclusividade no uso da marca dentro de sua atividade comercial. O registro pode ser feito no site do instituto na internet, tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica.

“Os valores são acessíveis mesmo para quem tem um pequeno negócio”, segundo Carlos Alberto. No site do instituto, há mais informações sobre como fazer o registro. Também é aconselhável verificar junto ao INPI se alguém já pediu o registro de uma marca igual ou similar, pois isso pode evitar dores de cabeça ao empreendedor, que poderia ser acusado de tentar usar uma marca que já existe.

Atente-se ao prazo de renovação

Ao contrário das patentes, as marcas não caem em uso comum, mas sua concessão de uso deve ser renovada a cada dez anos, contados a partir do momento da concessão. É importante ter em mente que, do pedido à efetiva concessão do registro, pode demorar mais de dez meses. O pedido de renovação deve ser feito um ano antes de expirado o prazo de concessão.

No entanto, a concessão da marca não garante por si só o domínio de internet com o nome da marca, por mais original e diferente que ele seja. Tratam-se de coisas diferentes: é necessário possuir tanto a concessão da marca quanto o registro do domínio na internet.

Uma vez que o empreendedor tenha registrado devidamente a sua marca, ele pode, inclusive, licenciá-la para que terceiros a utilizem e receber royalties por isso. Por exemplo, se você fabrica determinado produto para o público infantil, pode licenciar sua marca para alguém que produz camisetas.

Desde que se destinem a ramos totalmente distintos, duas marcas podem inclusive ter o mesmo nome; é o caso, por exemplo, do mesmo nome para uma revista e para um produto de limpeza. Mas, há exceções em relação a isso que serão vistas mais abaixo.

Tenha uma marca forte

Uma marca que possua distinção e fuja de expressões de uso comum é um dos pontos mais importantes para um e-commerce, segundo o especialista. Marcas que usam palavras de uso comum podem posteriormente sofrer com a concorrência de empresas com nomes parecidos.

A originalidade também vale para o design das embalagens. “Quando dois produtos têm marcas e características diferentes, mas embalagens muito parecidas, pode levar o consumidor inadvertidamente a comprar o produto de um concorrente”, ressaltou o advogado.

Ao finalizar a live, o especialista alertou que, embora seja possível cadastrar marcas no INPI sem a necessidade de contratar serviços de advocacia, é importante procurar ajuda de um profissional se você suspeitar que alguém está querendo usurpar sua clientela utilizando sua marca de alguma forma.

Made in Caicó: bordados do RN conquistam o mundo com apoio dos Correios

Foto: Arquivo pessoal

A 282 km da capital do Rio Grande do Norte, um pequeno município viu nascer das mãos habilidosas de mulheres o mais genuíno de seus produtos, que lhe rendeu o título de “Terra do Bordado”. Erguido na fé e na lida do povo sertanejo, Caicó tem uma população de pouco mais de 68 mil habitantes e é rico em cultura e tradições que atravessam gerações.

Enxovais de recém-nascidos, roupas de cama e toalhas, feitos com riqueza de detalhes, seja no bordado matizado ou em ponto richelieu, ganham forma no ritmo compassado da máquina de costura guiada pelas mãos das bordadeiras. Herança portuguesa, a prática, antes restrita ao lar, ganhou notoriedade pela beleza e originalidade de suas peças, gerando renda para cerca de 5 mil mulheres da região.

Foto: Arquivo pessoal

Os Correios, maiores parceiros das micro e pequenas empresas, têm garantido a logística de vendas on-line dos bordados de Caicó para outros Estados e, também, para o exterior, ajudando a levar a cultura e a tradição do bordado para o mundo. Mas, em tempos de pandemia, as bordadeiras também precisaram se reinventar: saíram de cena os eventos e feiras de artesanato e ganharam espaço os posts nas redes sociais e as vendas pelo e-commerce.

Novos produtos também entraram no portfólio, como as máscaras de proteção bordadas. “Antes da pandemia, vendia pouco pela internet, mas tive que rever minhas estratégias. Agora já pego encomendas de todas as regiões do país e até já exportei para Portugal, com o apoio e a orientação da equipe dos Correios, que sempre foi muito prestativa e tirou todas as minhas dúvidas”, conta a bordadeira Cleidilene Ferreira.

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Correios projeta inovações nos serviços com a chegada da tecnologia 5G

Impulsionados pelo incremento da automação digital em suas operações nos últimos dois anos, os Correios vislumbram uma série de inovações em seus serviços e produtos com a chegada da tecnologia 5G ao país. Com as novas possibilidades de conexão, a estatal pretende agregar mais valor aos seus processos produtivos e ampliar a oferta de serviços digitais aos cidadãos que vivem nos pontos mais longínquos do Brasil.

Atualmente, a empresa conta com mais de 25 mil chips instalados nos smartphones utilizados pelos carteiros, que permitem a atualização em tempo real dos status de mais de 2,8 milhões de encomendas entregues diariamente em todo país.

Foto: Divulgação/Correios

Outras iniciativas em curso, que buscam oferecer uma melhor experiência aos clientes por meio de canais físicos e digitais, certamente também serão potencializadas no ambiente 5G. Será possível, por exemplo, a abertura de mais pontos de atendimento na modalidade “Correios Aqui”, bem como agilizar a instalação dos lockers Correios, armários inteligentes que oferecem mais praticidade na hora de receber as encomendas. Alojados em locais de fácil acesso e grande circulação de pessoas – como estações de metrô, rodoviárias e shoppings – , os equipamentos devem ser instalados, ainda em 2021, em mais de 150 pontos em todo o país. 

Locker Correios. Foto: Divulgação/Correios

Com a chegada da tecnologia 5G, os Correios ainda têm a expectativa de aumentar a disponibilidade e integração de seus dispositivos, bem como a sua capacidade de processamento de dados. Essa evolução digital e de automação está sendo estudada com objetivo de promover avanços na robotização nos fluxos operacionais, como no caso do projeto de roteirização dinâmica, que permitirá o cálculo das rotas de distribuição por meio de algorítimos, melhorando o atendimento na última milha. 

Divulgação/Correios

Há também projetos de uso de telemetria embarcada na frota dos Correios, para obter informações de localização e dirigibilidade dos veículos, aumentando a eficiência e segurança nas entregas. Estas inovações já estão em desenvolvimento, com previsão de implantação até 2022.  

Com uma plataforma digital mais robusta, os Correios continuarão a interligar pessoas e negócios, mas elevando significativamente a qualidade dos seus serviços. “A empresa está atenta a estas oportunidades e comprometida com as adaptações necessárias para modernização do seu portfólio, que traz a segurança e a confiabilidade já reconhecidas da marca Correios”, destaca o superintendente de Tecnología da estatal, Thiago Kovalski.

Live AproxiME: como escolher a plataforma ideal para seu e-commerce

A escolha da plataforma é umas das decisões cruciais para o sucesso do empreendimento on-line. Para ajudar pequenos e médios empresários nessa missão, a live AproxiME desta quinta-feira (13) convidou o head of Business Live E-commerce e CEO da Painell 10 Consultoria, Elvis Gomes, para falar sobre o assunto. O Blog dos Correios selecionou abaixo as principais dicas do especialista.

Compare os tipos de plataformas

Antes de decidir qual é a melhor plataforma de e-commerce, você deve conhecer os principais tipos e os modelos de comercialização. Segundo Gomes, existem três tipos de plataformas: a open source – aberta, mais acessível, porém ainda assim necessita de suporte técnico; a proprietária – que envolve custos, sendo mais indicada para operação de médio e grande porte; e a SAAS (Software as a Service) – serviço disponibilizado na nuvem, o mais usado e indicado atualmente.

“Para escolher entre os três modelos, o empreendedor precisa conhecer seu momento e, o mais importante, ter um planejamento de onde ele quer chegar para poder definir a plataforma que melhor atenda o seu negócio”, aconselhou Gomes.

Utilize ferramentas de integração

Para facilitar a usabilidade e a venda dos produtos, o e-commerce precisa ter ferramentas básicas de integração. As principais, listadas por Elvis, são: sistema de ERP, pagamentos, envios, market place e ferramentas de conversão.
O empreendedor também precisa estar atento aos recursos que irão facilitar tanto a vida do cliente quanto a dele, como um cronômetro que mostre que determinado produto vai sair da promoção ou que está em fim de estoque, fazendo com que o consumidor se apresse em comprar.

Outras ferramentas de integração também foram citadas pelo especialista, entre elas a plataforma Sigep dos Correios (sistema desenvolvido com a finalidade de facilitar e agilizar a preparação e gerenciamento das postagens de encomendas pelos clientes), divisão de frete, embalagem de presente, busca inteligente, link de rastreio e gerenciamento de pop-up.

Priorize o atendimento

Ao final, questionado pelo apresentador da live sobre qual era o item mais importante, aquele que não pode faltar de forma alguma em uma boa plataforma, Elvis Gomes foi enfático: um serviço de atendimento que funcione, que responda rápido e de forma efetiva.

As lives do programa AproxiME dos Correios trazem conteúdos relevantes sobre o comércio eletrônico, com o objetivo de apoiar lojistas no fortalecimento e desenvolvimento de seus negócios, frente à tendência de aceleração do consumo digital. Os encontros virtuais ocorrem às quintas-feiras, a partir das 11h, e estão disponíveis no canal oficial dos Correios no YouTube.