DE BRASIL A GENTE ENTENDE
Caixa postal comunitária leva cidadania a comunidades isoladas

Priscila Cardoso
priscilac@correios.com.br


São Luís (MA) – Quando uma comunidade surge, a falta de ordenamento urbano gera uma série de problemas aos moradores desses locais: como, por exemplo, a falta de um endereço oficial.

Além de inviabilizar o recebimento de correspondências, a falta de um endereço com CEP impossibilita a realização de cadastros, matrículas em escolas e acesso a serviços públicos que exijam comprovante de residência. Ou seja, inviabiliza o pleno exercício da cidadania dessa população.

Para solucionar esse problema, os Correios oferecem o serviço de Caixas Postais Comunitárias. Além de oferecer mais qualidade na entrega de correspondências, as caixas postais comunitárias garantem ao cidadão um endereço postal seguro e confiável.

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DE BRASIL A GENTE ENTENDE
Onde só os Correios chegam: extremo oeste do Acre

Rio Branco (AC) – Presentes em todos os 5.570 municípios do Brasil, os Correios são os únicos representantes da União em 60% deles. A missão da empresa não é só entregar correspondências e encomendas, mas integrar esses lugares ao resto do país. Também é garantir que todos os brasileiros, independentemente da localização, tenham cidadania e acesso a serviços públicos.

Por suas peculiaridades geográficas, as regiões Norte e Nordeste fogem do padrão logístico que praticamos nas demais regiões do país. Para acessar o ecossistema amazônico é necessário quase uma operação de guerra.

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Localizado no extremo oeste do Brasil, o estado do Acre tem a terceira menor população do país. Dos 22 municípios, quatro deles só têm acesso por via fluvial, durante o período de cheia dos rios, ou aérea – através do fretamento de aviões de pequeno porte. Além do serviço postal, os Correios também são o único instrumento público que leva serviços bancários à região.

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ARTIGO
O valor da integridade

“Para os Correios, uma instituição íntegra vai além das normas e códigos de conduta. Significa que os empregados precisam viver os valores da empresa e, naturalmente, agir em conformidade. Ou seja, fazer o certo mesmo quando ninguém está olhando. Acreditamos que a conduta íntegra gera confiança e fortalece as relações, principalmente quando o exemplo vem de cima.

Seguindo o avanço da legislação brasileira, principalmente a nova Lei das Estatais (13.303/2016), a alta administração dos Correios tem se comprometido com as boas práticas de governança corporativa e transparência em todas as relações da empresa, sejam com clientes, fornecedores ou entes da administração pública. Há um ano, lançamos o Programa de Integridade dos Correios, que reúne mecanismos para prevenir e corrigir desvios de conduta, fraudes e atos ilícitos. Também criamos, recentemente, uma diretoria de governança e compliance, que atua de forma independente na gestão da integridade organizacional.

“O fortalecimento institucional começa por um ambiente de negócios íntegro”

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O valor da integridade”

FILATELIA
O artista por trás do selo

Adriana Shibata é uma das criadoras da emissão especial Obras de William Shakespeare, eleita a segunda mais bonita do mundo em 2017. Foto: Arquivo pessoal

Kátia Salina

Imortalizada. É assim que uma ilustração se torna ao virar selo. Viajando pelo mundo afora, a obra conecta pessoas, pensamentos, mensagens e sonhos. Mas como será que se sente o artista que cria essas imagens?

“Para mim é motivo de orgulho, felicidade, crescimento. Apesar das novas tecnologias e da comunicação digital, o selo ainda representa e promove o Brasil”, revela a designer Adriana Shibata.

A artista é, junto com a colega Bárbara Duarte, criadora da emissão especial Obras de William Shakespeare, lançada em 2017 e eleita a segunda mais bonita do mundo naquele ano pelo júri da Exposição Filatélica Internacional de Viena – WIPA Grand Prix, formado por artistas plásticos, jornalistas filatélicos e representantes da administração postal austríaca que, anualmente, elegem os mais belos selos de todos os correios do mundo.

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DIA DO SELO
Filatelia e troca de cartas encantam crianças e adolescentes

Kárita Ribeiro
Sandra Santos


Acostumadas a enviar áudios e imagens pelo celular, milhares de crianças do Brasil têm se encantado com um dos formatos mais tradicionais do envio de mensagens na história: a carta. Com 176 anos completados hoje, 1º de agosto, o selo postal brasileiro tem se tornado um dos queridinhos da meninada por meio de projetos educativos em todo o Brasil.

Uma delas é a Camila Pereira, de 8 anos. Aluna do Sesc Escola Horto, de Campo Grande (MS), ela nunca tinha visto um selo até participar do projeto “Correios nas escolas”. “Eu achei o selo maravilhoso. Agora eu comecei a minha coleção com selo da Copa do Mundo, um de pintura e um de livros que parecem antigos. Vou usá-lo para enviar uma carta e também para continuar minha coleção”.

Nos últimos dois anos, mais de 14 mil estudantes participaram da iniciativa ação dos Correios que recebe alunos em visitas guiadas a unidades e centros culturais. Em Natal (RN), o projeto é realizado há mais de dez anos, recebendo estudantes e levando um pouco da empresa até escolas da cidade.

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Quem somos

Somos uma empresa com 356 anos de existência. Somos históricos porque somos feitos de muitas histórias: de vida real, de gente, do Brasil. Também somos o futuro porque nos preparamos para que o amanhã seja sempre melhor.

Para contar nossas histórias e aproximar os brasileiros dessa empresa que pertence a todos eles, lançamos o novo Blog dos Correios. O objetivo é dar mais transparência e tornar público o nosso posicionamento diante de temas relacionados à nossa atuação.

Também é combater a desinformação e as notícias falsas que envolvem os Correios, esclarecendo os fatos em seus devidos contextos.

Esse espaço também é seu. Seja muito bem-vindo!