5 dicas para aproveitar suas compras durante a Black Friday

Angelo de Assis

Muita gente está em contagem regressiva para o próximo dia 29, data da Black Friday. Neste ano, a famosa sexta-feira dos descontos tem tudo para tornar a experiência de compra do brasileiro ainda melhor.

De um lado, lojistas elaboram estratégias para aumentar a conversão das vendas, com reduções de frete e cupons de desconto. De outro, os Correios, maiores operadores logísticos do Brasil, estão preparados para entregar o grande fluxo de encomendas do período.

Mas para não se frustrar, o consumidor também deve estar atento a algumas dicas e cuidados durante as compras.

1.Compare o histórico dos preços

Para não cair na pegadinha do “pague a metade do dobro”, consulte aplicativos que comparam e mostram o histórico dos preços do que você deseja comprar. Desconfie também de promoções com valores muito abaixo dos de mercado para o barato não sair caro.

2. Fique atento à segurança do site  

Antes de fazer suas compras online, pesquise a reputação do site e os relatos de outros consumidores. Também certifique-se de que o endereço eletrônico tenha cadeado, isso assegura que o ambiente é confiável. No site devem constar informações básicas como nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos e telefone. Após a compra, todos os registros da transação devem ser encaminhados ao cliente, como e-mails de confirmação, códigos de rastreamento e de realização da compra.

3. Escolha o frete ideal

Você escolheu o produto que deseja, já pesquisou a média de preços por um tempo em sites confiáveis, mas ao acessar o site da loja bateu aquela dúvida sobre a relação entre preço, frete e prazo de entrega: é melhor pagar mais caro pela entrega expressa ou optar por uma modalidade mais barata ou sem custo? Tudo vai depender da sua necessidade e expectativa.

O famoso frete “grátis”, por exemplo, nem sempre é o mais indicado quando há pressa para receber, pois o prazo de entrega dessa modalidade é maior. Uma boa saída também pode ser antecipar as compras da Black Friday. Na prática, as promoções aparecem durante todo o mês de novembro.

4. Entenda os prazos de entrega

Os prazos de entrega podem aumentar conforme a estratégia de cada loja virtual e o tempo do processo de preparo do produto. Como a Black Friday gera aumento de demanda, há todo um processo interno das lojas para organizar a carga e depois postar nos Correios.

5. Confira o seu endereço

Outra dica importante é informar corretamente os dados do endereço de entrega. Se você não sabe ou quer confirmar o seu CEP, é só consultar o serviço “Busca CEP”, no site dos Correios. O endereçamento correto deve ser feito não só pelo consumidor, mas também pelo lojista. Os Correios também oferecem ferramentas para que o vendedor possa integrar a base de cadastro dele com o Diretório Nacional de Endereços (DNE).

Entregas garantidas

Atualmente, dos mais de 1 milhão de objetos tratados pelos Correios todos dos dias, 98% são entregues no prazo.  Segundo previsões do mercado, o crescimento no tráfego postal durante a Black Friday e o período que antecede o Natal será de 18%.

Para atender com qualidade os consumidores e empreendedores virtuais, os Correios fortaleceram sua infraestrutura logística, tecnológica e de segurança ao longo deste ano. Além da renovação da frota, com a aquisição de 8 mil motos e de 2 mil furgões, a empresa desenvolveu serviços para facilitar a vida do cliente, como o Clique e Retire, solução para quem não está em casa para receber a encomenda, e a Entrega Interativa, que traz o novo serviço de suspensão da entrega.

Para marcar a contagem regressiva para a Black Friday, os Correios lançaram um hotsite que possui um contador para o dia D da ação e reúne as empresas que trabalham em parceria com a estatal durante o evento.